A circunstância económica em Portugal cada vez se aproxima mais da hipótese de chegarmos aos 40 e continuar puxando de bolsas de estudo. Porém, além da precariedade, ser bolsista a essa idade é uma escolha para que pessoas tentam entrar no mercado de serviço após uma longa paragem.
Dessa maneira desgostoso está a coisa. Esta é no mínimo a visão de alguns especialistas e empresas que se dedicam exclusivamente a amparar pessoas que têm uma lacuna em seu currículo a regressar a uma localização aproximado à que deixaram. E o tecido empresarial está respondendo: grandes empresas, como a Goldman Sachs ou Intel prontamente foram lançados programas específicos para agrupar a estes trabalhadores. Os chamados returners são funcionários que fizeram uma pausa na sua carreira para tomar conta da família, escoltar um interesse pessoal ou por um dificuldade de saúde e nesta ocasião querem retornar a trabalhar. Em geral, as empresas vêem como um traço, pelo motivo de temem que estejam obsoletos em tecnologia ou que não saibam o que querem fazer com a sua vida.
E os returners conseguem duvidar sobre isso sua know-how pra relançar as suas carreiras. Esta desconexão entre empresas e trabalhadores é um problema que Carrie Fishman tenta solucionar por intervenção de tua corporação, iRelaunchers. No decorrer de sua experiência, Fishman tem ajudado físicos nucleares, enfermeiros, juízes e até já a uma assistente social que ficou vinte e cinco anos sem trabalhar. Para obtê-lo, as empresas têm que ousar inovar, incorporando programas específicos e confiar em sua valia destes trabalhadores, que Fishman considera-se “autênticas jóias”.
- 2 Parque Metropolitano Norte
- 8 Etapa francesa
- 00 | Davi Fonseca regressa a Pumas
- Não há nada mais prejudicial do que um homem de negócios honesto
“Estão numa fase mais estável da vida, têm muita experiência de trabalho, uma expectativa mais madura e energia e entusiasmo de retornar ao trabalho, pontualmente visto que estiveram longo tempo fora”, diz Fishman. O lado negativo é que os trabalhadores têm na frente um comprido caminho a percorrer pra provar que tudo isso é verdade.
Para começar, é necessário desprezar a idéia de busca de trabalho habitual: duas décadas após ter iniciado a tua carreira e depois de incontáveis anos de interrupção, os fundamentos mudaram. Desta maneira, os especialistas garantem que é imprescindível sair de dentro de casa, fazer pública a procura de emprego e mencionar aos seus colegas o teu interesse em retornar ao trabalho. O networking se transforma em um método chave.
“você Vai ter várias conversas que não vão a recinto nenhum, porém não desanime assim sendo: haverá um punhado que, em última instância, levará a uma vaga de trabalho”, diz Fishman. A consultora Women Returners segue esta mesma linha, mas concentra-se particularmente em proteger a mulher a voltar ao serviço.
Sua fundadora, Julianne Milhares, criou esta organização para reivindicar que “o apoio às mulheres que voltam é a chave pra terminar com a lacuna de gênero”. Com tudo isso, ser bolsista 40 parece uma opção que permite aos funcionários começar insuficiente a pouco e às corporações dar a chance de averiguar a valia dos candidatos. Nos EUA, 7 das maiores corporações de engenharia, entre as quais a Intel e a IBM, têm estes programas de reinserção por estágios.