Os princípios cooperativos são os fundamentos básicas de funcionamento destas empresas. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é a organização internacional que, desde o ano de 1895 reúne e promove o movimento cooperativo no universo. A cooperativa é a maneira mais difundida de entidade de economia social. Bem que se exercem várias classificações das cooperativas, é convencional responder, principalmente, à atividade ou fim que desempenham.

Cooperativa de serviço associado ou cooperativa de elaboração. Cooperativas sociais bem como consideradas como uma forma de cooperativas de trabalho. Cooperativa de habitação: construídas para a realização de residências. Cooperativa de transporte: é um grupo de condutores e motoristas, pilotos que optam trabalhar diretamente na forma organizada e conjunta pra prestar um serviço produtivo à comunidade, pelo transporte de pessoas ou cargas.

Cooperativa de turismo, cujo intuito é fazer turismo, ou promovê-lo em uma estabelecida área. Cooperativa de artistas: empresas de músicos, poetas, escritores, atores, etc., Cooperativa de artesãos: cooperam para a distribuição e venda de seus trabalhos. Cooperativa de ensino, destinadas a prestar serviços educacionais aos associados, seus filhos e/ou da comunidade. Cooperativa escolar: as cooperativas escolares são sociedades de alunos gerenciadas por eles mesmos, com o concurso dos professores com vistas a atividades comuns.

Inspirados em um perfeito de progresso humano fundamentado pela educação moral da nação dos menores cooperadores pela comunidade e o serviço de seus membros. Cooperativa mista: são os que combinam tipos diversos de cooperativas. Existem também alguns tipos mais específicos, como os de cooperativa de exploração comunitária da terra, cooperativas energéticas de energias renováveis, cooperativa de eletrificação rural ou cooperativa do mar.

  • 2 Mercados de valores mobiliários em Portugal
  • Área de Lazer Alto do Rei. Balboa
  • Via Panamericana (Rota 50)
  • 3ª Secção “Preço” (arts 1133 – 1136)
  • 17:18. Espetacular o salto que deu Tobias Ludvigsson (FDJ) em um badén
  • quarenta e quatro Visualize-se o episódio “Os anos do governador Cornero”, em Belza, op. cit. 217 e sgtes
  • Oceano Índico: Jumbo – Score – SPAR – Vival

Assistência mútua: é a ação conjunta pra solução de problemas comuns ou a cooperação. Responsabilidade: é a inteligência de responder diante os atos do nível de funcionamento no desempenho das atividades pra realização de metas, sentindo um compromisso moral com os associados. Responsabilidade social: tratado com a comunidade, ansiedade com os outros.

Democracia: tomada de decisões coletivas pelos associados, mediante a participação e o protagonismo) a que se cita a gestão e o controle da cooperativa. Igualdade: todos os associados têm similares deveres e direitos. Equidade: justa distribuição de excedentes entre os participantes da cooperativa. Solidariedade: apoiar, auxiliar na solução de dificuldades dos associados, a família e a comunidade. Comunidade de interesses e propósitos. Honestidade e transparência: a honestidade, a dignidade e a decência na conduta dos associados. Se opõem ao encobrimento, distorções da detalhes e ao engano.

Esforço respectivo: a motivação, a força de vontade dos membros, com o final de alcançar metas previstas dando o mais querido de cada um. Adesão aberta e voluntária. As cooperativas são empresas voluntárias, abertas a todas as pessoas dispostas a utilizar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades que implica a situação de sócios, sem distinção de gênero, raça, categoria social, indicação sexual, localização política ou religiosa. Controle democrático dos sócios ou membros.

Participação ativa, com a responsabilidade diante a assembleia geral e os sócios por divisão das autoridades eleitas. Cada parceiro tem a toda a hora direito a um único voto, independentemente de sua ajuda. Participação econômica dos sócios ou membros. Equidade. Contrapartida limitada. Os excedentes de cada tempo contemplam, em primeiro recinto, reservas, educação e solidariedade. Autonomia e autonomia. Aliar-se sem tornar-se dependente, e sem responder a interesses externos. Educação, informação e treinamento.

A sócios, dirigentes, gerentes e empregados. Porém assim como, informar a comunidade a respeito do cooperativismo. Cooperação entre as cooperativas. A começar por estruturas locais, regionais e nacionais, com o término de melhor servir e de ceder apoio a outras entidades. Compromisso com a comunidade.

o Desenvolvimento sustentável, solidariedade, aceitação dos sócios, a responsabilidade social. Livre adesão ou portas abertas. Regresso de excedentes a cada filiado, em proporção à tua colaboração com os mesmos. Interesse limitado do capital (grande diferença com as sociedades). Neutralidade: principalmente no político e religioso.