Suas Ramakrishnan nasceu em 1952, em Chidambaram, uma pequena cidade do sudeste da Índia, que conta com um dos templos mais antigos do estado. Neste recinto tórrido e exótico, passou seus primeiros anos de vida. Seus pais eram cientistas, e em sua moradia o conhecimento era fundamental.
Ambos estavam tão entregues a tuas carreiras que a Venki, como lhe chamam resumindo, seu pai não o conheceu até seis meses depois de nascer, pelo motivo de estava nos EUA, fazendo um pós-doutorado em acetona. Sua mãe, professora universitária, bem como se mudou pra estudar para este povo. Durante essas ausências, o futuro prêmio Nobel esteve ao cuidado “de tias e avós, no clássico jeito que funciona da família extensa pela Índia”, descreve.
- 2 Itens e pontuação
- 2 Os 1910
- Honda RoboCas Concept
- Redimensionamento automático de web sites
A profissão de seus pais foi também o pretexto pelo qual se mudaram para a cidade de Boulogne, no momento em que ele era ainda muito baixo. Depois viriam a Austrália, a Índia, de novo (onde se licenciou em Física), inúmeras cidades dos Estados unidos (onde decidiu prestar-se à biologia) e pela Inglaterra.
No périplo deste cientista se sucedem as universidades (Inglaterra, Ohio, Yale e Cambridge, entre outras), os laboratórios, os trabalhos de investigação e a busca de financiamento, as publicações, os mentores e os amigos. A firmeza e a oferecer-lhe a tua família (é casado há décadas com a ilustradora infantil Vera Rosenberry) e um posto, desde 1999, no prestigiado Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge (onde trabalharam 10 prêmios Nobel). Como menina, na sua residência, o conhecimento era a prioridade?
Sim. Havia uma enorme ênfase no compreender, não necessariamente ciência, entretanto a idéia era que um tinha que ser lido e interessado e pegar boas notas. Não diria que houve muita pressão, porém sim diversas expectativas: um tinha que ser sério em conexão ao estudo.
Tanto a sua mãe como seu pai, quando você era guria, passaram bastante tempo no estrangeiro, a formar-se. Como essas ausências não desenvolveram um correto ressentimento pra ciência? Quando eu nasci, meu pai estava nos EUA. E insuficiente depois voltou a marchar, dessa vez com a minha mãe. Eu tinha um ano e meio. Mais tarde ela foi sozinha para o Canadá, para fazer doutorado.